The Fisherman

\\ ALBUM //

Artboard 1HZ.jpg
  • Black Spotify Icon
  • Black Apple Music Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon

O DISCO

The Fisherman é o primeiro trabalho solo do baterista e percussionista Humberto Zigler. É um projeto que nasceu da necessidade de traduzir as experiências com as múltiplas linguagens vivenciadas ao longo de sua carreira.

Vindo de uma família de pescadores, o músico começou a se apaixonar pelos ritmos ainda na juventude, tocando nas latas de tintas da oficina mecânica onde trabalhava. Das pescarias noturnas na infância, das bandas de baile até as apresentações em festivais na Europa, passaram-se mais de 40 anos.

 

Ao dividir o palco por muito tempo com sambistas e músicos de New Orleans (EUA), Humberto vislumbrou uma conexão primordial com sua ancestralidade, nos tambores primitivos da África.

Iniciou, assim, a sua pesquisa a partir das músicas originárias do oeste africano e suas ramificações pelo mundo, identificando elementos que estão na base tanto da música tradicional brasileira – o maxixe, o ijexá e o maculelê - quanto nas músicas tradicionais de New Orleans – o second line e o mardi gras.

87061814_2555243658084176_3820076743515963392_n.jpeg

A partir de um repertório que já vinha sendo apresentado parcialmente em alguns workshops e oficinas, Humberto Zigler resolveu registrar sua pesquisa também em um CD. Em 2018, realizou a pré-produção deste, que definiu o repertório final, iniciando daí uma série de ensaios com dois núcleos fixos de músicos.  

O processo de gravação do CD foi realizado em duas fases. A primeira delas, em julho de 2019, no Estúdio Space Blues (São Paulo), onde foram trabalhadas quatro das dez músicas que compõem o repertório. Entre elas, está a releitura de “O Cio da Terra” (Milton Nascimento e Chico Buarque), que contou com uma instrumentação para violoncelo e sax barítono, e também com o encontro da viola caipira de Ricardo Vignini e do piano erudito de Daniel Grajew. Já, na composição “Pescador”,  do próprio Humberto Zigler,  foi o canto das lavadeiras que se fundiu ao jogo do berimbau.

A segunda fase foi realizada em seguida, no Estúdio C4 (São Paulo), quando foram gravadas as músicas restantes. A composição “Saci”, de Humberto Zigler, teve a participação dos percussionistas Rodrigo “Pirituba” e Thiaguinho Silva, incorporando a tradição da família do mestre Robertinho Silva. “I Ain’t my Fault”, do baterista Smokey Johnson e Wardell Joseph Quezergue, fez o casamento de dois ritmos: o second line e o samba e contou com a participação de Tom Worrell, considerado um dos principais pianistas de New Orleans. Também “Pangeia”, de Daniel Grajew, construiu a ponte entre o nosso maculelê e os ritmos do Maghreb, do oeste africano, destacado pelo percussionista Vinicius Barros, que trouxe uma sonoridade tipicamente marroquina tocando o karcabol.

The Fisherman, que está sendo lançado em formato físico e digital pela Kuarup, conta com a participação de 17 músicos, além do próprio Humberto Zigler, que também é responsável pela produção musical e executiva.

Compre Agora!

\\ receba em casa! //

Pix-26dd8a90-5a98-4aea-a754-8de354d09415.png

PIX:

DIGIPACK.jpg

Ficha Técnica 

 

faixas//

10

 

gênero//

instrumental

 

lançamento//

2021

 

formato//

cd/digital

 

distribuição//

Kuarup

envie o endereço de entrega para

humbapercu@gmail.com 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • pngegg