Biografia
"Humberto é um dos melhores bateristas com quem já toquei - e veja que tenho tocado com alguns dos grandes. Sua energia é fantástica, além de ser um mestre do groove."
- Andy Just, Bends Magazine
Com 30 anos de carreira, Humberto Zigler é um dos bateristas mais requisitados de São Paulo. Vindo de uma família de pescadores, conheceu a música por meio dos tios músicos e não tardou a se tornar um apaixonado pelos ritmos. Logo passou a tocar na noite de Florianópolis, em bandas de baile e grupos de samba. Na mesma época, se aperfeiçoou na bateria com o mestre Kiko Freitas.
Em 1999, fixou residência em São Paulo. Trabalhou como professor em várias ONGs e no projeto Guri (Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), onde foi responsável por preparar os alunos de percussão para a apresentação com o pianista Arthur Moreira Lima, no 31º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Também ministrou residências de percussão e prática de conjunto no projeto “Música para a Vida”, em Guaramiranga (Ceará), resultando em uma apresentação no “Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga”.
Ao longo dos anos, desenvolveu as mais diversas linguagens musicais em inúmeras gravações e shows com artistas de variados gêneros. Na música brasileira, já tocou com artistas como: Arlindo Cruz e Sombrinha, Alaíde Costa, Patricia Marx, Carlos Navas, Daniel Grajew, Claudete Soares, Claudia Telles, Fafá de Belém, Olivia Hime, Ângela Maria e Cauby Peixoto (shows e gravação do disco “A Bossa de Cauby Peixoto”). Com Mafalda Minnozzi, além das apresentações, gravou o DVD “Live in Itália”. Com Corina Magalhães, gravou o álbum “Tem Mineira no Samba”, indicado para o Latin Grammy 2016 na categoria “Melhor Álbum de Samba/Pagode”. Em 2020, gravou com Túia e Elba Ramalho, a canção “Céu” e participou do cd de Juca Novaes. Também no cenário do rock pop nacional, tocou com O Terço (formação original), Sérgio Hinds, Rainer Pappon, Daniel Daibem, Marcio Tucunduva, Jonavo, Folk na Kombi (shows e gravação do DVD com participação de Zé Geraldo e Teatro Mágico), entre outros.
Humberto também é reconhecido entre os maiores bateristas do blues no país. Gravou e acompanhou nomes como J.J. Jackson, Nuno Mindelis, Ari Borger, Marcos Ottaviano, Sérgio Duarte, Celso Salim, Bia Marchese, Flávio Guimarães, Igor Prado, Amleto Barboni, Tritono Blues, André Youssef , Filippe Dias, Blues Beatles, Steve Guyger, Sax Gordon, Curtis Salgado, Kenny Brown, Gary Brown, , Deacon Jones, Andy Just (Ford Blues Band), Marty Sammon, , entre outros. Marcou presença nos principais festivais de blues do país. Também se apresentou na Croácia, Hungria, Romênia, Eslovênia, Áustria, Angola e Portugal.
Atualmente, além do seu trabalho solo The Fisherman, participa do projeto BPC (Beatles Para Crianças), Folk na Kombi, André Youssef Trio, Ari Borger Trio, Tritono Plays Ray Charles, Vanda and The Youngs e Side Trio, além de acompanhar vários artistas.